Saber o que escrever e como escrever um email, mensagem de WhatsApp ou um roteiro para o telefone, pode fazer toda a diferença na hora de abordar um novo contato.
Mas o que o SEO tem a ver com copywriting?
Bem, o SEO off page (fora da página) é usado para link building (a construção) de links para o seu site. Mas para isso, é fundamental entender como se comunicar com os responsáveis por outros blogs.
É aqui que entram o conceito de copywriting nos emails.
Neste artigo, você aprenderá sobre a estrutura de divulgação de email mais adequada. Ao saber o que fazer e o que não fazer, você pode melhorar suas taxas de abertura e, assim, criar mais backlinks.
O que vamos aprender hoje:
- Por que usar email de divulgação?
- Não envie um email usando um modelo genérico
- Dica de copywriting para email: Personalize
- Não escreva um assunto chato
- Dica de copywriting para e-mail: crie curiosidade
- Seja seja sincero
- Dica de copywriting para e-mail: Seja genuíno
- Não seja fofo
- Dica de copywriting para: Seja conciso
- Não peça nada em troca de nada
- Dica de copywriting para: entre em contato primeiro
- Dominar copywriting de e-mail e regras de divulgação
Se preferir, veja o vídeo que fiz sobre esse assunto
Por que usar email de divulgação?
Enviar e-mails de divulgação é uma das estratégias mais avançadas de criação de links. Normalmente, você terá que entrar em contato com alguém com um site do mesmo nicho que o seu, com boa relevância e pedir que ele publique seu conteúdo.
E, como você provavelmente sabe, o Link building (edifício de ligação) melhora o seu SEO. Seu site ganha autoridade quando recebe links de outros sites. Com um SEO melhor, você melhora sua classificação no Google, recebe mais cliques no seu site e aumenta o tráfego.
Mas por que as pessoas escolhem o envio de email para a criação de links?
Embora os e-mails de divulgação prometam excelente retorno do investimento, há também um outro lado:
No entanto, não permita que essa estatística o afaste de usar e-mails de divulgação como parte de sua campanha de marketing.
A triste realidade é que a maioria dos e-mails de divulgação demonstra uma péssima estruturação e, portanto, oferece baixas taxas de abertura. Com bons hábitos de divulgação, você pode obter uma excelente taxa de resposta e atingir seus objetivos.
Então, vamos dar uma olhada no que não fazer ao enviar e-mails de divulgação.
Não envie um email usando um modelo genérico
Se você estiver obtendo baixas taxas de resposta para seus e-mails, convém dar uma nova olhada no seu modelo de divulgação. É um modelo gratuito encontrado online? Mesmo que você tenha usado o primeiro nome do destino, ele ainda pode parecer muito genérico.
Dica de copywriting para email: Personalize
Não escreva um assunto chato
Vivemos em uma época em que as pessoas recebem dezenas de e-mails todos os dias. E a maioria deles é spam e promoções. Seu e-mail precisa se destacar da multidão para ser notado.
A linha de assunto é o fator mais importante que afeta suas taxas de abertura. Portanto, sua estratégia de divulgação não vai muito longe sem boas linhas de assunto.
Dica de copywriting para e-mail: crie curiosidade
Personalizar as linhas de assunto do email é um bom primeiro passo, mas não é suficiente.
Vá ainda mais longe, criando linhas de assunto que geram interesse e curiosidade reais. Esse é um dos aspectos mais importantes da sua estratégia de divulgação em SEO em 2020.
Lembre-se que no celular, são exibidos em média 35 caracteres e no desktop 70. Portanto, as primeiras palavras do assunto do email são fundamentais para garantir a atração.
Existem muitos elementos que podem ser usados para tornar um assunto de email mais atrativo.
E, acima de tudo, seja relevante.
Seja sincero
Se você estiver enviando um e-mail a alguém sobre como você ama o site dele e o lê todos os dias, eles saberão se você está mentindo. Não diga que você usa o produto de alguém, se realmente não fizer isso.
Sinceramente, começar uma relação com mentiras, não vai te levar muito longe.
Não é difícil observar a falta de sinceridade nos e-mails de divulgação que recebemos.
Quando você envia um e-mail falso, a pessoa que o lê pode se sentir chateada ou mesmo responder seu email com uma crítica.
Se já no assunto, nós percebemos falsidade, com certeza não vamos nos preocupar com o resto do seu email, correto?
Dica de copywriting de e-mail: Seja genuíno
Encontre maneiras genuínas de se conectar com o destinatário. Se você manifestar interesse sincero no site ou no conteúdo deles, eles reconhecerão isso e estarão mais abertos a ouvi-lo.
Outra vantagem de ser genuíno é que você obtém melhores resultados. Você receberá respostas de pessoas cujo site é relevante para o seu próprio país, seu backlink será mais importante.
Não seja fofo
Escrever uma copy longa, irrelevante e florida no corpo do email terá uma reação ruim do seu leitor. Eles verão um pedaço de texto e se sentirão desanimados antes mesmo de ler a primeira palavra. Eles têm pouco tempo - e têm um milhão de outros e-mails para chegar - lembram-se?
Um email longo também indica que você provavelmente está tentando transmitir muitas informações irrelevantes. E, é claro, ninguém quer ler um e-mail que não seja relevante!
Dica de copywriting para e-mail: Seja conciso
Se sua linha de assunto é intrigante e relevante o suficiente para abrir seu email, sua próxima etapa é reter a atenção de seus leitores no corpo do texto. Para fazer isso, seja conciso.
Um e-mail curto e direto será lido. Use a menor quantidade de palavras possível para comunicar sua mensagem de forma eficaz. Seu leitor agradecerá por isso. Mais importante, eles chegarão ao final do seu e-mail e terão tempo para responder.
Não peça nada em troca
Então, você está enviando um e-mail a alguém que não conhece você e não sabe quem você é.
É realmente sensato pedir um favor logo de cara?
Se você deseja que alguém publique seu conteúdo em seu site ou promova seu produto, evite solicitá-lo com antecedência.
Deixe as coisas acontecerem de forma mais natural, tranquila, sem pressão.
Nós não gostamos de nos sentir pressionados ou explorados.
Dica de copywriting para e-mail: entre em contato primeiro
Procure se comunicar de uma maneira que seja mutuamente benéfica. Seu primeiro email para um estranho deve demonstrar o valor que ele ganha ao se envolver com você.
Você pode ter usado um de seus produtos e queira compartilhar algum feedback. Ou você realmente gostou do conteúdo do blog e quer dizer a eles como você usou em seu negócio.
Use seu primeiro email para comunicar valor e chamar a pessoa para o seu lado antes de pedir mais.
Aqui está um ótimo exemplo:
Olá Joe,
Descobri seu site há algumas semanas e tenho lido o conteúdo nos meus intervalos do almoço. Estou gostando demais e conseguindo aplicar em minha vida.
Encontrei muitas dicas úteis sobre marketing digital e vendas e achei que seria uma boa idéia converter seu artigo "Como criar relacionamentos de vendas e vender mais sem vender” https://www.joejackson.com.br/como-criar-relacionamentos-de-vendas-e-vender-mais-sem-vender em um vídeo.
Aqui está um link para o primeiro rascunho. Por favor, deixe-me saber o que você pensa!
Felicidades,
Eliane
Dominar copywriting de e-mail e regras de divulgação
A divulgação através de emails é uma das melhores estratégias de criação de links. É extremamente econômico e oferece excelente ROI. Mas, ao mesmo tempo, a divulgação para contatos frios precisa ser feita corretamente para alcançar os resultados esperados.
Siga este guia sobre o que não fazer e você pode melhorar sua estratégia de divulgação em SEO em 2020.
Seja sincero, relevante e agradável. Para fazer isso, personalize e-mails, comunique valor ao seu leitor e verifique se você é objetivo (direto ao ponto).