1 - Substitua jogos de venda por valor
Não começa uma relação com seu cliente tentando forçar a venda. Não vai funcionar.
Quando Dale Carnegie disse: " A única maneira de conseguir que uma pessoa faça qualquer coisa é dando o que ela quer", ele enfatizou o princípio central da venda de relacionamentos.
O foco está na geração de valor no longo prazo. Não apenas hoje ou amanhã.
Aqui não faz muito sentido usarmos as famosas “armas de Persuasão” para o fechamento rápido. Elas podem e devem ser usadas para atração e aumento de credibilidade.
O que você precisa entender é que vender significa descobrir o que é importante para os clientes e entregar a ele.
2. Seja honesto e autêntico
Quando você apresenta valor ao cliente, a reciprocidade é automática. Ele irá te colocar como autoridade e irá respeitar sua opinião.
Se você comparar com o modelo mais simples de venda tradicional, onde a meta imediata é o único objetivo, isso não acontece.
As táticas de pressão para o fechamento são a tônica nesse ponto e entra escassez ou outra arma para fechar rapidamente. Quantas vezes você já ouviu um vendedor dizer que “essa é a última peça” ou “vou conseguir um desconto exclusivo”?
Mas uma venda baseada em relacionamento é muito mais “honesta”. Os vendedores são obrigados a serem verdadeiros.
Se você está contratando um novo vendedor e ele não entende e pratica esse modelo de vendas, não o contrate para uma venda baseada em conta.
Ele pode ser um ótimo vendedor, porém não nesse modelo.
3. Ouça mais do que você fala
Não é atoa que nós temos dois ouvidos e uma boca. Ouvir, com objetivo de entender o outro, não é fácil, não é simples e não é normal.
Os vendedores tem uma tendência e dominar o ambiente, serem eloquentes e direcionarem a conversa.
Não tem problema em ser expontâneo. Mas é fundamental que antes de sair falando sobre sua solução, você entenda perfeitamente a necessidade ou o desejo do seu cliente.
Um vendedor precisa ser um ótimo ouvinte para a construção de relacionamentos e na promoção de uma venda consultiva.
Um bom ouvinte faz com que o cliente se sinta importante (quem não quer ser ouvido?) E provavelmente fará as perguntas certas.
Os ouvintes têm mais talento para descobrir se a solução da sua empresa é ou não adequada para o cliente em potencial. Isso é importante porque, nas vendas por relacionamento, você não tem como foco fechar qualquer venda. Você quer apenas aquelas vendas que levam à clientes satisfeitos.
4. Comunique-se de maneira humana
Mesmo que o início do relacionamento com os clientes se de forma mais fria, seja através de e- mails ou interações por meio de plataformas de mídia social, é necessário que avancemos no processo de humanização.
É essencial que o mais rápido possível, você inicie a relação humana. Isso significa ligações telefônicas ou reuniões presenciais ou online.
Há algo em ouvir a voz de outra pessoa, fazê-la ouvir você e desfrutar de uma troca de mão dupla. De fato, é difícil entender as verdadeiras necessidades de um indivíduo sem essa conversa.
Quando estamos próximos, é possível o vendedor ouvir as palavras do comprador e sua entonação. Isso faz uma diferença enorme. Você passa a ter uma compreensão mais profunda das emoções do outro e uma maior empatia pelos problemas que estão tentando resolver.
É quase impossível que você você estruture uma solução de acordo com o que o cliente quer, se você não sabe o que é que ele quer. Somente depois que um vendedor entende as necessidades do cliente, ele pode oferecer valor ajudando a resolver o problema.
Um ponto complexo é o custo desse relacionamento. Portanto, avalie muito bem qual a margem de cada negociação e defina o processo de abordagem.
5. Trate as perspectivas e o tempo dos clientes com respeito
Uma das coisas que mais incomoda os clientes é o vendedor que não entende ou não respeita o tempo de cada cliente. Não fique incomodando, ou chamando desnecessariamente o cliente. Com certeza, ele tem muita coisa para fazer.
Em vez disso, ao final de cada interação, discuta as próximas etapas e programe um novo encontro de acompanhamento. Quando o vendedor mostra que ele valoriza seu próprio tempo e o tempo do cliente, é mais provável que o relacionamento tenha mais confiança e comprometimento.
O cliente tende a valorizar mais, vendedores que respeitam e entendem seu tempo e compromissos. Será muito mais fácil agendar uma apresentação de produtos ou propostas em um tempo futuro.
Se você se concentrar em criar relacionamentos e valor para os clientes, é muito provável que as vendas surjam com mais facilidade.
Seja honesto e autêntico em sua abordagem, ouça as necessidades dos clientes, vá além das comunicações eletrônicas nas conversas e respeite sempre o tempo dos clientes.